domingo, 25 de agosto de 2013

SINOPSE AVULTADA DO LIVRO
GÊNIO DE RUA - UM FILME DE LETRAS


De repente surge aos meus pés, submersos na gélida água à beira mar, uma lendária garrafa de Tequila.
Segundo o estiloso rótulo, ela partiu da região da Ligúria, na comuna italiana. Dentro dela, havia um fragmentado pergaminho, supostamente forjado em pele de cordeiro. A composição da água marinha, a tornou inviolável.
Fui até a “pedra da noite” e quebrei-a. Enterrei os cacos, sentei-me na areia e li o que parecia um presságio: “Sonhe em ser Escritor! Ass.: Gênio de Rua”.
Desde guri, escrever migalhas de letras em retalhos de papel, foi um hábito sistemático, pois a vida estabelecia prioridades. Compromissos familiares, profissionais e sociais, sempre me afastaram do solitário e comprometido ambiente de um autor.
Ao me aposentar, decidi morar sozinho, a três minutos do mar. Da noite para o dia, me senti perfeitamente ambientado à solidão.
E foi neste silencioso balneário, que o filme de letras começou a ser projetado em minha mente investigativa.
Escrever uma resenha de Gênio de Rua é paliativo. Todas as cenas tem uma fundamental relevância no todo da história.
Porém, se faz necessário avultar a sinopse.
Era uma vez o ermo litoral sul do Rio Grande do Sul.
Emerge da profunda ficção, Kaburé, um balneário projetado no meio do nada e próximo à coisa nenhuma, ao redor do Farol de Sarita.
Nas primeiras linhas, uma renomada artista plástica, dona de um Macbook de ouro, suicida-se. O computador some, e apesar de morta, Ketlin, a artista, deixa heranças nas linhas até as últimas páginas. Oto, o Delegado, cismado, encontra rastros de raciocínio, ao farejar as entranhas da finada herança.
Um dos oito ovos desaparecidos de Fabergé, o Querubim e Carruagem, foi encontrado no interior de uma pequena embarcação naufragada. O nativo descobridor o enterrou, não sabendo o que fazer com aquele valioso tesouro. Ao invés de um mapa, esboçou um curioso enigma destinado a sua herdeira, sem prever que em breve, eles se encontrariam em outra dimensão.
Calisto, o principal protagonista, e ateu não praticante, torna-se o Gênio de Rua, um super-herói incomum. Sua missão? Salvar os sonhos, dispondo apenas de um só poder.
Muda-se para Kaburé. Encanta-se por Briane, a “Piquininha”, mas sua paixão, Quiara, está misteriosamente desaparecida. Quando desvenda o mistério, e sai ao encontro dela, percebe a verdadeira distância.
Durante a estória, surgem do além e aquém, tutores espirituais na estrada de Calisto. Lá pelas tantas, o ateu se vê diante do mundo dos mortos.
Na vizinha Estação Ecológica de Taim, Samuel Antony, presidente da S.A. Ltda. e Ketlin, a artista, anos atrás, encontraram uma clandestina mina de Nióbio. O Brasil é detentor de 98% deste minério na escala mundial, sendo o único exportador. Mas o crime que ocorre em Minas Gerais, Roraima, Goiás e Amazonas, com a conivência do governo federal, também em Taim é praticado.  Três atuações femininas, a falecida Ketlin, a Meretriz e Advogada Miandra, e a Médica Maria Gorete, serão fundamentais para intervir e denunciar.
Ainda participam da trama, Pael, o afamado e dissidente pugilista Lobo Marinho e sua esposa Rúbia, uma Bruxa de todos os santos.
Usando uma farda militar, o avoado Sargento Osanha atua ao lado do folclórico e condecorado Delegado, Oto Synegal, o descobridor do “latrocídio”.
No tronco da árvore morta, Solua, o sexagenário caipira, caça corruptos e pesca papinhas, aos olhos do papai do céu.
Há também, a informatizada e excêntrica Edlin, convivendo com a sina dos ancestrais, afagando em silêncio o amor proibido.
Transportam as mentes heroicas e medíocres, Cambão o taxista, condutor do bem e do mal, e Afonso, por acaso, o fiel escudeiro.
Por fim, destaca-se o adventício Zabelê, ambidestro jagunço de Samuel.
Perambulam ainda as orientadoras Tauá, Rosa Negra e Canossiana. Mas essas, surgem quando menos se espera.
Ao apagar das luzes, entra em cena, Caiane, a universitária, trazendo à tona o passado que supostamente, assentará o conturbado presente.
Esta síntese não ficará completa se não for mencionado, que além destes personagens, ainda há um grande elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário